quinta-feira, 15 de março de 2012

Conceitos de TIC

Interface Gráfica É um conceito da forma de interação entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa.


Conceitos de IMC

Sistema operativo
Um sistema operativo ou sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.


Conteudos de IMC

Utilitários complementares
Antivírus: O objectivo principal dos antivírus é tentar proteger ao máximo o nosso próprio
computador de vírus e hackers que possam entrar no nosso computador.
Hardware: O hardware é a parte física do computador, sem hardware era impossível do
computador funcionar porque o hardware são todos aqueles objectos que permitem o
computador funcionar tal como a placa de rede a motherboard e muitos outros mais.
Compressão e descompressão de ficheiros: A compressão de ficheiros é diminuir o tamanho
que o programa tem. Quando a compressão e a descompressão são feitas executando-se
métodos ou algoritmos idênticos ou bem semelhantes, dizemos que o método de compressão
é simétrico.

Conteudos de IMC

Manutenção e utilitários de manutenção de computadores
Chama-se manutenção preventiva a ação ocorrida com base na análise prévia do computador, de seu funcionamento e execução, relacionado à CPU e todos os periféricos, entendendo e aplicando-se acções que visem evitar que determinados erros (de software e/ou hardware) ocorram.



Conteudos de AIE

Com o Microsoft Word podemos criar textos e fazer formatações de maneira a que o trabalho fique bem apresentavel e bem compreensivel, este video mostra um pouco de como trabalhar com o Word.
http://www.youtube.com/watch?v=5kdlwTnTzdA

Conteudos de AIE

O Powerpoint ate nos permite criar animações engraçadas como por exemplo esta.http://www.youtube.com/watch?v=02A_-3ZwE6w&feature=related

Conteudos de AIE

Com o programa  Powerpoint conseguimos ter trabalhos com uma apresentação melhor e mais facil de se compreender, porque tem os slides e com eles pomos imagens e mensagens com a informação muito reduzida mas facil de se compreender.

Consultas no Access

Que procedimentos deveremos seguir para fazer uma consulta:
1º Temos que criar a tabela, no caso se a base de dados tiver duas tabelas temos que fazer os relacionamentos entre elas.
2º Pôr informação nas tabelas para que quando formos fazer a consulta termos a informação que queremos.
3º Depois da informação posta temos que ir fazer a consulta por isso temos que ir a "Criar" depois a "Estrutura da Consulta" a seguir escolhemos a tabela que queremos fazer a consulta e escolher os campos que iremos necessitar como por exemplo o Nome da pessoa depois disso é só guardar a consulta e abri-la para ver a informação que ela nos deu, se por acaso nao apareçer nada na consulta é porque esses dados que procuravamos nao existem.

Consultas no Access

Para que serve as consultas no Access?-As consultas servem para encontrar determinada informaçao que nos queremos descobrir na base de dados.

Principais padrões de rede

-Ethernet-Token bus
-Token ring
-FDDI
-Wireless
-ISDN-RDIS

Principais arquiteturas de rede

-Rede Unix (TCP/IP)
-Rede Netware (IPX e SPX)
-Rede Windows (Net Beui, IPX/ SPX e TCP/IP)

Conceito de Arquitetura

Uma arquitetura de rede é um modelo abstrato que permite descrever a organização e o comportamento dos sustenas que constituem a rede.
Arquitetura de rede é como se designa um conjunto de camadas e protocolos de rede.

O Modelo OSI

OSI foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores, assim definiu a arquitetura OSI ( Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou interconexão de sistemas abertos.

Modelo OSI

O modelo OSI é um conjunto de normas que podem ser adoptadas livremente para  o fabrico de equipamentos e desenvolvimento do software, destinados este modelo subdivide o processo global de comunicação de dados entre computadores em sete niveis ou camadas.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O meu lugar favorito

O meu lugar favorito é a minha cama onde eu posso estar deitado a pensar e a dormir e a descançar e outras coisas, gosto mesmo muito da minha cama.

O meu desporto favorito

O tenis de mesa é o meu desporto favorito, é divertido e é um jogo em que se pode jogar dentro de casa e ja à muitos anos que eu gosto desde desporto.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Exemplos de Protocolos de Rede

Protocolo HTTP
O HTTP é um protocolo da camada de aplicação que utiliza a porta de rede 80. Ele permite a transferência de dados na forma de textos simples, hipertexto, áudio, vídeo e outras. É usado em ambientes onde há transições rápidas de um documento para outro, como páginas de internet.
 
Protocolo TCP
O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP). Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão).

Protocolo UDP
Este protocolo não é orientado à conexão e, portanto, não é reconhecido como confiável. Não há garantia de que os dados foram realmente recebidos pelo destino, sendo adequado para pequenas quantidades de dados em que a garantia de entrega não é mandatória. Alguns exemplos deste tipo de uso são os broadcasts e os multicasts, como videoconferências.
As portas usadas pelo UDP não são as mesmas do TCP, e o UDP tem a transmissão mais rápida.

Protocolo IP
Este protocolo é responsável pelo endereçamento do pacote a ser transmitido, adicionando um cabeçalho que permite o roteamento do pacote pela rede até que este seja entregue no destino correto. Em um pacote IP estão os endereços IP da origem e do destino, um identificador de protocolo, um valor calculado para verificar erros e um TTL (informação em segundos do tempo que o pacote poderá permanecer na rede, evitando loop infinito de tráfego).


Conceito de Protocolo

Um protocolo (conceito geral) é o conjunto de regras sobre o modo como se dara a comunicação entre as partes envolvidas. Um protocolo é um metodo standard que permite a cominucação entre processos (que se executam eventualmente em diferentes máquinas), isto é, um conkunto de regras e procedimentos a respeitar para emitir e receber dados numa rede. Os protocolos de rede são necessarios para ligar equipamentos de fornecedores distintos, executando sistemas distintos, sem ter que escrever a cada caso programas especificos.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Soluções para o efeito de estufa

Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

Consequências ambientais do efeito de estufa

Uma das conseqüências que o aumento do efeito estufa poderá causar é o crescimento da temperatura global da Terra, isto ainda não está provado mas existem fortes indícios de que este aumento da temperatura irá acontecer, e se isso vier ocorrer poderá surgir na Terra uma série de fenômenos catastróficos.
Estas previsões são as mais pessimistas e catastróficas possíveis, mas que nós não podemos deixar de lado.


SECA


Um dos efeitos do aquecimento global da Terra poderá ser a seca. Quando a temperatura aumentar, a água irá se aquecer rapidamente. Em alguns lugares, onde não chove muito normalmente, a vida vegetal acaba por depender de lagos e rios para sobreviver. E quando a temperatura aumentar, a água nesta área irá evaporar. A vida vegetal começará a morrer e conseqüentemente irá existir poucas plantas para retirar o dióxido de carbono do ar. Isto poderá fazer com que várias colheitas sejam destruídas e a fome ou a sede comecem a atacar as pessoas mais carentes. E não para por aí, poderá também fazer com que o efeito estufa se agrave mais ainda.
AUMENTO DO NÍVEL DO MAR
Enquanto em algumas áreas irá faltar água, outras irão ter água demais. Outro efeito do aquecimento global da Terra será o aumento no nível do mar. Quando se esquenta (acima dos 0 graus Celsius), é um fato que o gelo irá derreter. Se a temperatura da Terra aumentar nas regiões polares, grandes quantidades de gelo irão derreter, fazendo com que toda essa água vá direto para os oceanos. Toneladas e mais toneladas de gelo ficarão derretidas se a Terra aquecer o suficiente para isso, o que irá causar um aumento drástico no nível do mar. Cidades costeiras ficarão submersas, destruindo assim muitos imóveis e estruturas. E se todas essas pessoas que moram nessas regiões que ficarem submersas mudarem de uma vez para o interior do continente; isso poderá acarretar em uma falta de espaço muito grande para poder alojar todos os que foram prejudicados por este aumento no nível do mar.

Quais os principais agentes poluídores do efeito de estufa

O principal agente poluidor do efeito de estufa é o Homem, o Homem é o que tem mais destruido a camada, foi o Homem que criou todas as fabricas que estao a destruir a camada de ozono, os gases que as fabricas enviam para a atmosfera mais os gases dos carros dos aviões dos navios etc... Todos esses gases sao muito projediçiais para a atmosfera e o dia a dia das pessoas.

Causas do efeito de estufa

O homem é o grande responsável uma vez que a população mundial tem vindo a aumentar, e assim aumenta a prudução dos gases que compoem a atmosfera, com a população mundial a aumentar cada vez mais, cada vez o Homem cria mais fábricas e as fábricas libertam gases como por exemplo o "dioxido de carbono" (CO2) e tambem o "clorofluorcarbonetos" (CFC).

O CO 2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente são enviados cerca de 6 mil milhões de toneladas de CO 2 para a atmosfera. Tem um tempo de duração na atmosfera de 50 a 200 anos
Clorofluorcarbonetos (CFC)) São usados em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados na indústria electrónica. Responsável pela destruição da camada de ozono. Também é responsável por cerca de 10% do efeito estufa. O tempo de duração é de 50 a 1700 anos.

Definição de efeito de estufa

 A queima de combustíveis fósseis, além de outras atividades diretas como o desmatamento, emite grandes quantidades de gases, em especial o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera.
O dióxido de carbono é um bom observador da radiação terrestre. Com o aumento da temperatura, a quantidade de vapor de água na atmosfera também aumentará, provocando o mesmo efeito da camada.
O dióxido de carbono é libertado quando ocorre a queima de carvão, óleo e gás e também quando as florestas são destruídas. As plantas verdes absorvem CO2, durante a fotossíntese. Atualmente, tem sido liberada uma quantidade de CO2 maior que a capacidade de absorçã o das árvores e plantas.
O aumento da quantidade de CO2 que se acumula na atmosfera, bloqueando a saída da radiação quente para o espaço e mandando de volta esta radiação aquecida, causa o chamado efeito estufa. Emissões de metano, óxido de nitrogênio e os clorofluorcarbonetos (CFCs) contribuem também para o efeito estufa.

Efeito estufa - explicação

Caracteristicas de um SGBD

- Independência dos dados;
- Redondância controlada;
- Integridade dos dados;
- Acesso simultanêo aos dados;
- Abstração dos dados;
- Facilidade de obstenção de informação actualizada;
- Diferentes vistas de base de dados.

Conceitos basicos - Dados e informação

Dados - Os dados sao elementos isolados, significativos rigorosos e relevantes. Podem ser vistos como a matéria prima necessaria para um determinado processamento.

Imformação - Podemos entender informação como um conjunto de dados, organizados e sujeitos a um tratamento, tornando assim possivel a nsua utilização num determinado contexto. Os dados não têm qualquer valor e só se transformam em informação quando relacionados.

Topologias das Redes

Topologia em barramento (bus) - Todos os compuadores ligados a um cabo comum que tem as duas extremidades separadas.

Topologia em estrela (star) - Todos os computadores ligados a um dispositivo concentrador, que pode ser um hub ou um switch.

Topologia em anel (ring) - Todos os computadores ligados a um cabo comum fechado em anel. As mensagens passam de computador até chegar ao destino.

Classificação das redes quando à abrangência

WAN (Wide area Network) - Este tipo de rede de computadores é uma rede alargada a um país ou ate ao mundo inteiro.
LAN (Local area Network) - Rede local confinada a uma sala ou, no maximo, a um edificio.
Campus (Campus Network) - Rede que interliga redes locais em edificios proximos.
MAN (Metropolitan Area Network) - Rede alargada a uma cidade ou região.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sistema Octal

Sistema Octal é um sistema de numeração cuja base é 8, ou seja, utiliza 8 símbolos para a representação de quantidade. O octal foi muito utilizado em informática como uma alternativa mais compacta ao sistema binário.

Sistema decimal

O sistema decimal utiliza apenas 10 simbolos designados por algarismos para representar quantidades, esses algarismos são o 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.
Um numero decimal é formado por uma combinaçao de algarismos, para determinar-mos a quantidade representada por um numero decimal é necessario multiplicar cada um dos algarismos que o constituem por uma potencia de 10.

Sistema Binário

Um sistema binário é um sistema de numeração (ou sistema de base 2) que é formado por dois digitos: o 0 e o 1, esses dois digítos sao habitualmente designados por bits, um número binário que é constituido por 8 bits é designado por byte.
Para se contar em binário seguimos sempre as mesmas regras, ou seja, vamos obter a sequência: 0000, 0001, 0010, 0011, 0100, 0101, 0110, 0111, 1000, etc.